Submarino

Banner Sub

... Camisetas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dicionário do Dialeto Caipiracicabano

Você está pensando em passar por Piracicaba-SP? É melhor aprender algumas palavrinhas antes! A cidade é famosa por seus dialétos incomuns, o que fez Cecílio Elias Neto criar um Dicionário do Dialeto Caipiracicabano!
  • Quioré? - Essa é crássica! Quando um piracicabano se aproximar de você e perguntar "Quioré", não se assuste! Ele só quer saber as horas! ("Que hora é" ou "que horas são"). Podem ser usado também como Quioréagór? ("que hora é agora" ou "que horas são agora")
  • Bôôôa - Não, não é um Piracicabano pedindo uma Antártica não! Pode ser um Piracicabano concordando com algo. "Vamos amanhã pro Shopping?" e o outro responde: "Bôôôôôa!" Também pode ser usado no lugar de Bom dia, Boa tarde e Boa noite: "Bôôôa"? "Bôôôa!"
  • Óia aí ó - Quando é algo visível claramente. Se você perguntar "Cadê meu lápis?" quando ele estiver próximo de você um piracicabano vai responder "Óia aí ó". Ou quando o XV de Piracicaba leva um gol, você pode ouvir um pircicabano falar "Óia aí ó, num avisei?"
  • Lonjura - Distância. Os carros aqui usam um adeviso no parachoque "Mantenha a Lonjura"
  • Déi - Dez. Como a nota, de Déi real!
  • Filão - É o pão francês. Você vai para a padaria e pede: "Moça, me vê déi filão" Isso mesmo, filão não tem plurar!
  • Tóra - Um pedaço. "Me dá um tóra desse filão" ou no diminutivo: "Nossa, você não vai me dar nem um tórinha?"
  • Ô ô! - Espanto, surpresa. "Cara, o XV de Piracicaba perdeu no último minuto!" Um Piracicabano vai falar "Ô ô!"
  • Nus Nervo - Quando algo te deixa furioso! "Nossa, aquele cara me deixa nus nervo!"
  • Morgando - não fazer nada. "Ontem fiquei morgando no trabalho!"

2 comentários:

Faroca disse...

pff
tenhu um primo que é de Pira..
eh assim msm que eles conversamh husdahuasdhuasd!

I, só mineiro para conversar pior...(eu sou)
hudashud

Mto bom!

Unknown disse...

ADOREI, É ASSIM MESMO QUE FALAMOS E O PIOR É QUE É TÃO COMUM QUE NEM PERCEBEMOS ,BJO ANDREA FUSTAINO VITTI

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails